Sabemos que a disputa para ser o melhor game de futebol existe a anos e com isso, a popularidade do esporte aumenta. Por exemplo, a final da Copa do Mundo de 2018,teve uma audiência global de 1,12 bilhão de pessoas. Sendo assim, essa popularidade é levada para o mundo dos videogames através do FIFA e Pro Evolution Soccer.
Duas franquias diferentes, estilos diferentes que sempre estão na disputa para ser o maior da história dos jogos esportivos.
A rivalidade entre FIFA x PES existe desde a estreia do PES em 2001, o que causou um “boom” no mercado dos games. Sabemos que o reinado do FIFA na área comercial acontece até os dias atuais, mas, deixa a desejar em várias áreas. Listamos os jogos que Metacritic considera os melhores esforços de ambas as séries.
10. Pro Evolution Soccer 2017 – Nota: 87
Com a perda de popularidade da franquia da EA Sports no final da década (2010); onde certamente o PES começou a voltar ao seu auge. Na verdade, algumas produções da franquia Konami estavam entre os melhores jogos esportivos daquele período.
PES 2017 – pelo nome, não pela data de lançamento – é um exemplo primordial da qualidade do PES. A trilha sonora é forte, a apresentação é linda, e a IA avançada do jogo torna cada partida emocionante. Ele não reinventou de fato a jogabilidade de PES, porém mas é uma grande e sólida produção da Konami.
09. Pro Evolution Soccer 2016 – Nota: 87
O momento de hype da Konami foi com PES 2016, onde realmente teve seu estilo melhorado e aperfeiçoado em diversas camadas. As partidas são jogadas em um ritmo “decente” permitindo executar ações como tocar, finalizar e driblar de forma satisfatória. Mas ainda assim, o título proporciona uma experiência de futebol muito agradável.
08. FIFA Soccer 09 – Nota: 87
Podemos dizer que no FIFA 09 foi o inicio do Ultimate Team, modo de jogo mais significativo da franquia, surgindo em forma de DLC. Desde então, o modo ganhou muita popularidade, especialmente devido ao seu uso pesado de micro transações. Na época, porém, era um conceito muito original e interessante.
A jogabilidade traz melhorias de seu antecessor, principalmente devido ao seu novo sistema de colisão, permitindo que “tackles” sejam mais realistas. No geral, é um bom jogo.
07. FIFA 14 – Nota: 88
O ano era 2013, em seu último trimestre foi anunciado o lançamento tanto do Xbox One quanto do PS3, um marco para a nova geração dos consoles. FIFA 14 foi o título de lançamento para ambos os consoles, então, naturalmente, a apresentação melhorou à medida que a EA fez uso do poderoso novo hardware.
Jogadores eram mais parecidos com os da vida real, os estádios eram mais impressionantes e a multidão tinha mais detalhes. Do ponto de vista visual, ele certamente rivalizava com os melhores jogos de simulação esportiva dos anos anteriores.
Outras áreas do jogo não mudaram tanto, Neste caso, porém, não foi totalmente uma coisa ruim, pois no início dos anos 2010 a FIFA estava no seu melhor. Portanto, a falta de originalidade não atrapalhava a diversão do jogo.
06. FIFA Soccer 2003 – Nota: 88
A acusação de trazer poucas mudanças sempre perseguiu a EA Sports, mas isso não pode ser dito do FIFA 2003. Este jogo renovou completamente a jogabilidade e apresentação da série, fazendo com que tudo parecesse mais real.
Comparado com os títulos de hoje, os gráficos tem um tom mais “caricato e cartunesco”, mas na época, suas semelhanças com os jogadores e animações foram impressionantes. Além disso, o jogo possui uma das melhores trilhas sonoras da história da série.
05. Pro Evolution Soccer 2007 – Nota: 88
Embora seu nome fosse Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007, alguns o conhecem como Pro Evolution Soccer 6. Independentemente do nome que chamamos, é um jogo de futebol fantástico.
Nos anos 2000, o Winning Eleven não tinha nenhuma intenção simular futebol, sendo assim um estilo de jogo bem mais arcade. Com partidas bem rápidas, e todos têm a precisão de passagem de um Xavi Icon Prime. Então, é perfeito para os jogadores que só querem se divertir e não se importam em recriar o que passa na TV.
04. FIFA Soccer 11 – Nota: 89
Vindo um ano depois de um dos melhores jogos de futebol de todos os tempos, não havia muito que o FIFA 11 pudesse fazer para melhorar a série. Dito isto, o jogo fez algumas alterações ao seu antecessor, como tornar a passagem mais variada, adicionar a opção de controlar o goleiro, e renovar um pouco o modo de carreira.
Nenhuma das adições foi particularmente memorável, mas olhando para o jogo no vácuo, ainda é um título excelente e agradável.
03. FIFA Soccer 13 – Nota: 90
Depois de viver um período de altos e baixos a partir de 2010, o FIFA 13 foi um ponto alto. No entanto, assim como FIFA 11, ele não tem originalidade, não proporcionou novos elementos ou modos para a série. Mas ele adicionou algumas novidade, desde passar a novos dribles, parecendo muito mais dinâmico do que em FIFA 12.
Uma das poucas coisas que mudaram foi o primeiro sistema de toque. Nessa edição, nem todo mundo tem o toque de Lionel Messi, e se a bola vem para você muito rápida, é improvável que você vai controlá-lo. Esta pequena alteração torna a jogabilidade muito mais imprevisível e dá a impressão de que você está controlando humanos reais, não robôs.
02. FIFA Soccer 12 – Nota: 90
Na edição do FIFA 12, o modo Ultimate Team já havia se tornado um montro devido o aumento na sua base de jogadores, que dobrou. Infelizmente, incluiu alguns dos jogadores mais bugados da história da série, mas isso não o impede de ser tonelada de diversão.
O jogo também é conhecido por fazer mudanças significativas na jogabilidade principal com um novo motor de impacto e um novo sistema de defesa. Sem mencionar a inclusão da inteligência pro player. Este recurso leva em conta os pontos fortes e habilidades de cada jogador, então nem todos jogam da mesma forma.
01. FIFA Soccer 10 – Nota: 91
Para ter o melhor jogo da franquia FIFA, a EA não precisou fazer grandes mudanças para ser ocupar esse posto. Às vezes pequenas alterações são tudo o que é necessário, e FIFA 10 é a prova disso.
Foi adicionado coisas como dribles de 360º graus, mais liberdade de passe e permitiu mais variação no campo. Houve certamente uma melhora na jogabilidade, que já era agradável. Adicione isso ao Ultimate Team, equilibrando algumas opções e você tem um dos melhores jogos de futebol de todos os tempos (segundo o Metacritic).
Você precisa fazer log in para comentar.