Chegando nos últimos meses do FIFA 21, podemos ver que a EA “deu as costas” para o Pro Clubs. Um dos modos mais amado pela comunidade, não recebe devida atenção da empresa. Muitos players afirmam que a EA abandonou o ProClubs pois nada é feito para melhorar o modo de jogo.
Nos últimos anos, o modo Pro Clubs não recebeu grandes mudanças, recebendo apenas algumas alterações gerais e na parte gráfica. Como por exemplo, o caso da melhoria da inteligência artificial dos jogadores e ainda as táticas personalizadas.
União da comunidade é o que faz o ProClubs respirar
O sentimento que temos é que os jogadores buscam, anseiam por mais do que simples alterações gerais no modo de jogo. Todos os anos o Modo Carreira e Ultimate Team recebem trailers lindos, novidades animadoras, mas e o Pro? Ele também merece receber, pois movimenta um cenário muito grande no Brasil e em diversas partes do mundo.
Sendo assim, muitos são os jogadores pensam que o modo de jogo está esquecido pela EA e que a qualquer momento ele pode desaparecer do game. No entanto, não é nada disso que a EA pensa e como tal disse isto num comunicado:
“Este é um modo bastante apreciado pelos fãs, e como tal, andamos sempre à procura do Feedback sobre aquilo que pode ser melhorado. Afinal de contas, o nosso objetivo ainda é proporcionar a melhor experiência possível a todos os jogadores deste modo.”
Quando o futebol real e o virtual se unem, a diversão e a resenha são garantidas
Pro Clubs, acaba sendo o mais semelhante ao futebol real, pois cada player joga em sua posição preferida, criando um vínculo com amigos e companheiros de time. A modalidade é levada tão a sério, que pessoas se juntaram para criar federações e campeonatos, hoje já são vários clubes no país.
O crescimento da comunidade nos últimos dois anos é visível. Streamers e jogadores de futebol mundialmente conhecidos começarem a jogar, como por exemplo Gaules, Casimiro (do Real Madrid), Cazé e muito outros nomes.
GAULES vs CASEMIRO no FIFA 21 PRO CLUBS – YouTube
Podemos afirmar que, se você quer diversão e resenha Pro Clubs é o modo de jogo ideal para jogar com seus amigos.
Mas nem tudo são flores…
Empresas de grande porte, resolveram entrar na parada, com o intuito de patrocinar clubes para carregar o nome da marca. As duas primeiras a se envolver no game, foram o Ponto Frio e a Havan. Porém, depois de algum tempo ambas as equipes encerraram as atividades.
Alguns clubes de futebol também já investiram em uma line de Pro, como por exemplo Santos, Athletico-PR, Ceára, Fortaleza e Goiás. Um fato interessante foi que o Athletico ao comunicar a sua saída do cenário fez questão de fazer grandes críticas a EA Sports.
Em um trecho, a equipe afirmou que a saída foi pela “falta de apoio e investimento, da EA Sports, no desenvolvimento, crescimento e continuidade da modalidade.”
Veja o comunicado oficial do Athletico-PR
Competições marcadas por polêmicas
Em 2019, tivemos um grande “lapso de profissionalismo” para a modalidade Pro Clubs do FIFA 19 no Brasil, só que o Campeonato Presencial LEFV/CLANBASE acabou reforçando o amadorismo das realizadoras de campeonatos do cenário nacional.
LEFV e Clanbase foram as orgs idealizadoras e organizadoras do evento presencial dentro do estádio do Morumbi. Mesmo com toda a estrutura o resultado foi: cinco horas de atraso para o começo da competição mais 50 jogos adiados até o cancelamento oficial do evento.
Problemas como, quedas de conexão e oscilações na internet, estrutura não estava montada e péssima logística fizeram o torneio ser uma das maiores vergonhas do país. O ambiente estava preparado para receber duas arenas, mas, até a realização da primeira partida, contava apenas com uma delas montada e operante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/a/i/atsK3ORdi0MmrcXyAYqA/60454666-1030068094050091-7909255547726069760-o.jpg?resize=709%2C588&ssl=1)
Após as primeiras horas de atraso, a insatisfação tomou conta do evento. Surgiram então dois movimentos: as equipes que se sentiram lesadas pela organização, pelos gastos com inscrição, transporte e hospedagem de toda a delegação para a não realização do evento nos moldes originais; e as equipes que mantinham a vontade de disputar os jogos para ajudar o cenário.
Na manhã seguinte, mesmo antes do anúncio oficial do cancelamento, grande parte das equipes já havia anunciado a saída do evento.
Feedback Negativo
Conhecida por ser bem exigente, a comunidade de FIFA fez questão de mostrar insatisfação com tudo o que foi revelado pela Eletronic Arts. A reação do Twitter foi negativa, com muitos frustrados com as pequenas mudanças que foram feitas.
A comunidade foi unanime quando foi dito que a EA abandonou o modo de jogo Pro Clubs, veja os tweets:
🙁 Legit 10 years of nothing for Pro Clubs fans. Best game mode ever for FIFA and completely ignored by EA year in and year out. #FIFA21 https://t.co/gqp5sYpGO3
— Nick 🇨🇦 (@Nick28T) August 11, 2020
Castro, famoso criador de conteúdo de FIFA chegou a afirmar que Fulls Guys é melhor que FIFA, veja:
Pro clubs aired again?!?!!?!?!?
Falls Guys > FIFA
— Castro1021 (@Castro1021) August 11, 2020
Very disappointing to see hardly anything updated in Pro Clubs.
The most fun mode in FIFA still far away from its potential.
Thoughts on the pro clubs news? pic.twitter.com/lZADTIipkq
— Matt Craig (@MattHDGamer) August 11, 2020
Makes them no money so they dont care. To EA it has always been $$$$$$$$$$$$$ > community happiness. I love the changes to FUT but comon EA, Career Mode and Pro Clubs are DYING for big changes. It would fucking help the sale of the game too, how cant they see that?! #FIFA21 https://t.co/wu6ZbS8AVL
— Nick 🇨🇦 (@Nick28T) August 11, 2020
A EA consultou os jogadores e a comunidade sobre as mudanças que gostariam de fazer no modo Pro Clubs no FIFA 21. Eles reuniram feedback e sugestões da comunidade para tentar tornar a experiência melhor para os jogadores.
O que nos resta é esperar o FIFA 22 para sabermos se mudanças significativas vão acontecer.
1 comentário
Pingback: FIFA 21: Equipe TOTS da Saudi Pro League é revelada | FIFA Brasil Notícias
Você precisa fazer log in para comentar.