Nos últimos anos, a indústria dos games vem crescendo muito e envolvida em grandes controvérsias uma vez ou outra. Uma dessas polêmicas envolvem as “loot boxes” e micro transações presente nos games, como por exemplo Madden e FIFA.
Recentemente muitas polêmicas envolvendo o Ultimate Team veio a tona, sendo assim alvo de investigações e processos na Europa. A empresa foi alvo de processos coletivos em alguns países e em outros precisou bloquear o Ultimate Team.
“Ultimate Team não é como jogos de azar”
O ex-presidente da EA Sports, Peter Moore, em uma entrevista ao Gamersindustry falou sobre o Ultimate Team. Segundo Peter, os pacotes do FUT são mais parecidos com pacotes de figurinhas do que maquinas caça-níqueis.
“Você está sempre recebendo alguma coisa”, ele diz. “Não é como abrir o pacote e não ter jogadores lá.
Moore também comparou as loot boxes com antigos cartões de cigarro colecionáveis, e que a sensação de conseguir uma carta rara é a mesma. “Eu acho que aquela sensação de incerteza e ‘o que você vai conseguir?’, e então ‘bang’, Ronaldo ou Messi aparecem e isso é uma coisa maravilhosa.
Peter defendeu sua antiga empresa. Segundo ele, o estúdio está sempre ouvindo o feedback dos jogadores e mudam quando percebem que fizeram algo errado. O antigo executivo também afirmou que a EA sempre foi boa em obter feedback da comunidade e corrigir as decisões erradas que foram tomadas.
“Esta é uma visão pessoal, pois trás o conceito de surpresa e prazer, misturando sentimentos na maioria das vezes. Você abre pack, e de repente você está feliz ou acha o pacote uma merda. Não vejo isso como jogo, por si só – mas, novamente, esta é a minha visão pessoal como um estranho agora, afirmou Peter.
Moore parece perceber que muitos jogadores não concordam com ele, ou mesmo alguns governos, já que alguns países baniram loot boxes da mesma forma que o jogo.
Teria sido surpreendente vê-lo dizer o contrário, e mesmo depois de deixar a EA, as loot boxes ainda parecem “leagis” para ele. Com o sucesso do FIFA Ultimate Team, imagina-se que não há razão para a EA mudar de pensamento sobre o assunto.
Você precisa fazer log in para comentar.