De acordo com informações presentes em diversos documentos vazados da Electronic Arts em uma matéria especial da CBC News, uma das estratégias de mercado de FIFA 21 é induzir jogadores a comprarem cada vez mais as lootboxes do jogo no modo FIFA Ultimate Team.
A empresa vem negando veementemente que FIFA 21, ou ao menos o modo FIFA Ultimate Team (FUT), pode ser considerado um jogo de azar, mas documentos internos da empresa que foram vazados por uma fonte anônima apontam o contrário.
Segundo os documentos vazados por uma fonte anônima, a Electronic Arts trabalha ativamente para que as estratégias de marketing do jogo direcionem o público para o Ultimate Team. Inclusive com práticas de oferecer amostras grátis e sistema com reforços positivos de sensação de recompensas que muitas vezes predam pessoas suscetíveis a vícios.
“Todas as estradas te levam ao FUT”
O documento vazado de 54 páginas vem da divisão de esportes da empresa em Burnaby, B.C., onde uma equipe trabalha na franquia FIFA. Parece ser uma apresentação, com inúmeros slides sobre o lançamento de FIFA 21 e foi compartilhada internamente.
Segundo a fonte que teve sua identidade preservada pela reportagem, os desenvolvedores não estão em condições de prevenir essas práticas, uma vez que as decisões para incluir e investir nessas estratégias são todas executivas, com o intuito de gerar receita e satisfazer investidores.
Um dos trechos do documento citado apontava inclusive que mensagens dentro do jogo afunilariam os jogadores em direção do modo Ultimate Team e suas mecânicas de monetização interna.
Um representante da EA se recusou a dar entrevista, mas afirmou que o documento, marcado como privilegiado e confidencial, estaria sendo analisado fora de contexto, levando a uma possível interpretação equivocada. Além disso, afirmou que “todos os jogos da EA podem ser jogados sem gastar dinheiro em itens dentro dos jogos, e a maioria dos jogadores não gastam.”
No caso do FIFA Ultimate Team, entretanto, o cenário de eSports exige, ainda que indiretamente, que os jogadores profissionais que quiserem ter um elenco competitivo fatalmente invistam nas lootboxes, e combinado esse direcionamento intencional às outras estratégias de estímulos às sensações de recompensa, tornam, ao menos o cenário competitivo de FIFA 21, essencialmente um jogo de azar por consequência da forma como foi projetado.
Loot boxes não são ilegais no Canadá ou nos EUA, e muitas empresas de jogos e aplicativos oferecem esse serviço. Essa pratica permite que os jogadores gastem dinheiro em pacotes e complementos que melhoram seu desempenho no jogo.
Another @primegaming rewards pack, just in time for #TOTS 💙🙌
-1x 82+ OVR Player Pick
-4x Rare Gold Player ItemsClaim Pack #4 in #FUT by linking your accounts 👇https://t.co/enXTvUENrJ pic.twitter.com/vxY3D8MNAk
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) April 23, 2021
O que diz a EA?
Segundo o site CBC, a EA Sports, por meio de seu porta-voz, Charlie Fortescue, disse que é possível jogar qualquer jogo da empresa sem a necessidade de gastar dinheiro. É uma resposta verdadeira, é claro, mas que não condiz muito com a realidade.
Para quem joga FIFA com frequência, é notório que, de uns anos para cá, há um certo descaso com outros modos de jogo em detrimento do FUT. Bugs, IA totalmente desconfigurada e falhas grotescas vêm acontecendo e se repetindo ano após ano, enquanto o FUT segue cada vez mais robusto.
Você precisa fazer log in para comentar.