Na última quarta (10), a comunidade de FIFA 21 acordou com um barulho enorme. Isso porque diversas denúncias sobre um suposto esquema de venda de certas do modo Ultimate Team por dinheiro real, envolvendo funcionários da EA Sports foi descoberto. Os relatos, que incluem prints de supostas conversas sobre a “treta”, foram publicados no Twitter.
A conta @FutArcade se dedicou a dar um grande “exposed” do caso e a hashtag #EAGate já começa a ganhar repercussão.
Os rumores são bem simples: há supostos funcionários da empresa cobrando quantias de dinheiro em dólares e em euros para colocarem cartas Icons Prime Moments, nas equipes de quem contrata o “serviço”.
EA responde e promete “investigação minuciosa”
Após a reação nas redes sociais de fãs e criadores de conteúdo parceiros, a EA SPORTS divulgou sua própria resposta oficial à situação. Isso sugere que as evidências são fortes o suficiente para serem levadas a sério, mas dá poucas informações sobre possíveis suspeitos dentro da empresa.
A comunidade de FIFA reagiu nas redes sociais
Vários streamers de FIFA 21 – alguns dos quais têm pressionado por transparência sobre o jogo potencial na FIFA há algum tempo – saíram para condenar as ações.
Nepenthez disse: “Em última análise, expõe um enorme problema com o FUT no momento, ao fato de que os funcionários da EA estão (supostamente) tendo que vender ícones para que as pessoas tenham a chance de usá-los. Precisa mudar.”
Além disso, o streamer Nick28T acrescentou: “Então, nós trituramos/negociamos/abrimos pacotes e não podemos tocar nesses jogadores do PIM, mas os funcionários da EA os vendem para pessoas secretamente por US$ 1.700?!?! LOL eu respeito a moagem, mas meu Deus…
Compradores chegando
O próximo desenvolvimento nesta história em rápida movimentação é o avanço dos compradores de cartões, alguns dos quais afirmam que os negócios foram concluídos no WhatsApp. Um tweet apagado dizia: “Quero dizer, é verdade. Pagou $1300 por esses jogadores no WhatsApp. Não sei como eles fazem isso, mas funciona.
Além disso, Nick postou outro tweet com um vídeo anexado – que parece mostrar o cartão na conta do jogador como um item incompreensível. Mais uma vez, porém, nada foi provado em relação a um funcionário ou desenvolvedor da EA estar por trás das possíveis transações.
Streamer parceiro da EA fala
Um integrante do programa EA Game Changers, Karasuno Mav, reagiu às alegações, fazendo com que a obtenção de cartões ICON deste nível possa realmente ser difícil através de meios normais este ano.
Apesar de ter as moedas para um cartão Moments Ronaldo, não há nenhum no mercado para pegar. Abordando como essa situação é inerentemente devido ao estrangulamento da EA sobre um mercado que eles criaram, Mav fala sobre como a EA ajudou a fazer com que o comportamento desagradável fosse exposto.
https://twitter.com/MavricPlays/status/1369685484662894597
“Eu queria falar sobre todo o ICON ‘mercado negro’ … Agora, eu não concordo com isso e obviamente as pessoas que compram ICONs não são aceitáveis, mas ao mesmo tempo, sinto muito e EA eu sei que você não vai querer ouvir isso e eu sou um Game Changer, mas isso é sua culpa. Isso é literalmente sua culpa, isso é tudo sobre você.
Você precisa fazer log in para comentar.